Comentaristas Notáveis 2017 - 2018

raphael.jpg

O site Eclipse divulga aqui a lista dos comentários que mais despertaram a atenção de seus administradores. Estamos estudando a possibilidade de criar um prêmio a ser entregue uma vez por ano ao(s) melhor(es) comentarista(s) do período, sendo que cada período corresponde ao intervalo de tempo entre o dia 09 de fevereiro de um ano e 08 de fevereiro do ano seguinte. Para a primeira edição, consideramos o período 2017-2018. Os critérios de seleção são subjetivos, se referem apenas a comentários publicados neste site e levam em conta três fatores: qualidade de expressão, citação de fontes confiáveis e relevância. Todos os leitores são convidados para opinar a respeito de nossos critérios, bem como sobre a escolha de comentaristas. 

Nossos comentaristas notáveis para o período 2017-2018 foram Raphael Pietzsch e Sebastião Francisco de Paula Viana. Cada um deles recebeu por SEDEX uma caneca personalizada do site Eclipse e uma pequena surpresa também personalizada. Todas as despesas envolvidas foram assumidas pelos administradores de Eclipse. As canecas e os itens surpresa foram criados por Bárbara Guerreira.

Raphael Pietzsch comentou a postagem Comendo Rocha, divulgando no dia 20/06/2017 um texto escrito por ele mesmo sobre Antropoceno, A Idade do Homem. O texto de Pietzsch enriquece enormemente as discussões aqui promovidas sobre o emprego de pó de rocha na agricultura. Ele escreve de forma clara e informativa, com ideias muito bem articuladas, sobre um tema da mais alta importância: a sustentabilidade das sociedades humanas. 

Sebastião Francisco de Paula Viana comentou no dia 29/06/2017 a postagem O que é Filosofia. Foi um simples link que permite acesso a uma reprodução do famoso quadro La trahison des images, do surrealista René Magritte. Além de ser uma inspirada resposta à questão colocada na legenda da foto principal da postagem, é também uma forma de responder à pergunta redigida ao final do ensaio, demonstrando plena harmonia com a proposta apresentada para uma releitura do papel da filosofia ao longo da história.

sebastiao.jpg
 Reprodução do quadro  La trahison des images , de Magritte. Fonte:  Wikipedia .

Reprodução do quadro La trahison des images, de Magritte. Fonte: Wikipedia.